Skip to content Skip to navigation

OpenStax_CNX

You are here: Home » Content » Linguagem Python

Navigation

Recently Viewed

This feature requires Javascript to be enabled.
 

Linguagem Python

Module by: Jorge Yamamoto. E-mail the author

Summary: Introduzimos algumas características da linguagem Python.

origem do Python

Python é uma linguagem de programação criada por Guido van Rossum na Stichting Mathematisch Centrum (Holanda) na década de 90 do século XX. Seu nome é uma homenagem ao grupo Monty Python, responsável pela criação do programa de TV Monty Python` Flying Circus e dos filmes “A Vida de Brian” (Life of Brian) e “O Sentido da Vida” (The Meaning of Life). Em inglês, a palavra python significa “piton”, uma cobra que vive em florestas tropicais e que costuma atacar suas vítimas estrangulando os seus corpos. Daí a razão do atual símbolo.

Figure 1: logotipo do Python
Figure 1 (pythonsymbol.png)

Essencialmente, é uma linguagem orientada a objetos e interpretada, mas há meios de criar versões compiladas dos programas escritos em Python.

palavras reservadas, operadores e números

palavras-chaves ou palavras reservadas

Toda linguagem possui seu conjunto de palavras reservadas, i.e., palavras que representam comandos ou condições dentro de um algoritmo e que não podem ser utilizadas em nenhum outro contexto dentro do programa, sob pena deste último não funcionar devidamente.

No caso do Python, as palavras reservadas são 29 ao todo, a saber:

Table 1
and assert break class continue
def del elif else except
exec finally for from global
if import in is lambda
not or pass print raise
return try while yield  

operadores

Há símbolos que representam operações aritméticas ou, dependendo do contexto, operações entre caracteres. São os chamados operadores:

  • +
    • pode ser a soma de dois ou mais números, como 2+3+7, ou a junção de duas ou mais palavras (ou strings, como será visto posteriomente), tal como “eter”+“na”+“mente”, o que resulta em “eternamente”;
  • -
    • em geral, representa a subtração de dois números, como 7-3; também funciona como operador de troca de sinal, tal qual em -(3) ou em -(-3), os quais resultam respectivamente em -3 e 3;
  • *
    • é a multiplicação de dois ou mais números, como 2*8*1; também funciona como multiplicador de strings; ou seja, 3*“ah” resulta em “ahahah”;
  • /
    • representa a divisão de dois números, como 10/2 ou 5/2, mas cuidado com os resultados, pois o último é dado como 2, e não como 2.5; para se obter o resultado com as frações decimais, é preciso reescrever a expressão da divisão como 5./2, onde pelo menos o dividendo é representado como um número em ponto flutuante, como será visto a seguir;
  • %
    • este operador denomina-se operador módulo e seu resultado é o resto da divisão entre os operandos; por exemplo, 5%2 tem como resultado o valor de 1;
  • **
    • representa a operação de potenciação, ou seja, dado ab, em Python se escreve a**b.

representações de números

Os números na linguagem Python podem ser inteiros, reais ou complexos. Isto tem a ver com a forma como são armazenados tais números na memória do computador, como já se comentou em seção anterior.

Os inteiros podem ser positivos ou negativos:

-1000,...,-3,-2,-1,0,1,2,3,...,1000.

Os reais também são denominados números de ponto flutuante:

3.2,-1.234,3.1415926,5.0,10.,-9000.0.

Os números complexos são escritos na forma a+bja+bj, onde a,ba,b são números reais:

1+2j, -1.+3j, -1.-3j, 0+4.5j.

Content actions

Download module as:

PDF | EPUB (?)

What is an EPUB file?

EPUB is an electronic book format that can be read on a variety of mobile devices.

Downloading to a reading device

For detailed instructions on how to download this content's EPUB to your specific device, click the "(?)" link.

| More downloads ...

Add module to:

My Favorites (?)

'My Favorites' is a special kind of lens which you can use to bookmark modules and collections. 'My Favorites' can only be seen by you, and collections saved in 'My Favorites' can remember the last module you were on. You need an account to use 'My Favorites'.

| A lens I own (?)

Definition of a lens

Lenses

A lens is a custom view of the content in the repository. You can think of it as a fancy kind of list that will let you see content through the eyes of organizations and people you trust.

What is in a lens?

Lens makers point to materials (modules and collections), creating a guide that includes their own comments and descriptive tags about the content.

Who can create a lens?

Any individual member, a community, or a respected organization.

What are tags? tag icon

Tags are descriptors added by lens makers to help label content, attaching a vocabulary that is meaningful in the context of the lens.

| External bookmarks