Skip to content Skip to navigation

OpenStax-CNX

You are here: Home » Content » Palavras "estranhas" do mundo dos negócios

Navigation

Recently Viewed

This feature requires Javascript to be enabled.
 

Palavras "estranhas" do mundo dos negócios

Module by: Edson Leal Menezes Neto. E-mail the author

Summary: Com a internacionalização , sinônimo de globalização, e a introdução de termos e conceitos estrangeiros nas técnicas de gestão , as características do meio corporativo tornam-se mais particularizadas. Um bom exemplo desta individualização é o vocabulário, rico em siglas e charmosas expressões estrangeiras, adaptando o mundo dos gestores a um dialeto próprio. Pouco explorado no mundo acadêmico, conhecer seus significados demonstra uma visão atualizada sobre o mercado e um caminho facilitador da comunicação entre seus agentes.

Introdução

Agregar valor à sua visão de negócio é um ótimo soft skill quando você quer aumentar seu networking e fazer o market share da sua companhia crescer a ponto dela se tornar uma top of mind em pouco tempo. Se você entendeu essas frases, já tem chances de se sair bem em uma conversa no corredor da sua empresa.

Mas é muito mais do que isso ! Os jargões do mundo corporativo são comuns tanto nos corredores quanto nas reuniões e nos processos de seleção. Por isso, seu domínio tem tanto valor. Pessoas que não têm conhecimento real desses jargões, e frases feitas, acabam por fazer uso deles apenas para impressionar e demonstrar que estão integradas ao meio.

O problema de se reunir um conceito amplo em uma palavra ou expressão é que ele acaba sendo utilizado de maneira errada. Como muita gente não pergunta o significado de uma expressão, por vergonha ou pelo medo de soar ignorante, vale lembrar que muito pior do que não empregar um termo é empregá-lo mal.

Palavras "estranhas"

  1. ASAP - As Soon As Possible. Termo usado ao final de correspondências ou e-mail para requerer resposta ou solução rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
  2. Brainstorming - “Tempestade Cerebral”. Técnica de reunião destinada a incentivar a atividade mental e criativa no intuito de ajudar os participantes a descobrir soluções inovadoras para as questões da empresa. Os participantes devem ser encorajarados a ter ideias, por mais bizarras que sejam, e nunca criticar as sugestões dos demais.

Content actions

Download module as:

Add module to:

My Favorites (?)

'My Favorites' is a special kind of lens which you can use to bookmark modules and collections. 'My Favorites' can only be seen by you, and collections saved in 'My Favorites' can remember the last module you were on. You need an account to use 'My Favorites'.

| A lens I own (?)

Definition of a lens

Lenses

A lens is a custom view of the content in the repository. You can think of it as a fancy kind of list that will let you see content through the eyes of organizations and people you trust.

What is in a lens?

Lens makers point to materials (modules and collections), creating a guide that includes their own comments and descriptive tags about the content.

Who can create a lens?

Any individual member, a community, or a respected organization.

What are tags? tag icon

Tags are descriptors added by lens makers to help label content, attaching a vocabulary that is meaningful in the context of the lens.

| External bookmarks