Skip to content Skip to navigation

OpenStax-CNX

You are here: Home » Content » Educação Infantil

Navigation

Recently Viewed

This feature requires Javascript to be enabled.
 

Educação Infantil

Module by: Débora Martins. E-mail the author

Summary: A primeira ação de quem tem a curiosidade é a busca por conhecer o mundo.

Curiosidade: a busca por conhecer o mundo

Débora Martins

debora.m@globo.com

A primeira ação de quem tem a curiosidade é a busca por conhecer o mundo. A criança, ainda muito pequena, já apresenta curiosidade em conhecer a vida fora da barriga da mãe: primeiro chora, suga, chora quando tem fome, percebe que tem mãozinha, pezinho, começa a sorrir, ergue o pescoço, vira, quer conhecer o mundo além do berço,andar, falar. Assim vai e a busca por conhecer o mundo parece não terminar nunca. Ainda bem!

Se um grupo de mães inicia uma conversa sobre as peripécias de seus filhos é possível perceber que cada uma quer contar a sua experiência e que cada criança seguiu um caminho diferente para conhecer o desconhecido, para buscar as novidades através da inquietude da curiosidade.

O que vive as crianças com suas mães e/ou famílias não requer conhecimento acadêmico-teórico. É inato. Tudo acontece e cada uma intervém como acredita ser o melhor.

Mas essa curiosidade que colabora para os conhecimentos prévios das crianças é bruscamente podada quando elas precisam adentrar os espaços de educação formal. É como se a descoberta do mundo não fizesse parte do aprendizado e essa criança, que busca o conhecer, deva deixar a sua capa no cabideiro na entrada da escola e retirá-la ao final do período de aula.

 As crianças de hoje não são as mesmas de 40 anos atrás (ainda bem) e como profissionais da educação precisamos entender, estudar, pesquisar e mudar nossos planejamentos de situações de aprendizagem para sala de aula. 

Todas as vezes que preciso retomar essa conversa vem a pergunta: Que criança queremos?

 Numa postura adultocêntrica (que nem sempre é uma decisão voluntária do professor), Weisz (2004) aponta que:

" Do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais díficil para os alunos e quais os caminhos que eles 

devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.(p.19)

Quando a postura adultocêntrica não é uma decisão voluntária do professor, ainda segundo Weisz,é o ponto de vista que ele adota quando o conhecimento científico disponível no momento ainda não permite observar os saberes dos alunos.

Ora, se a questão de não considerar os saberes dos alunos é o conhecimento disponível no momento estamos próximos de solucionar o problema e propiciar uma educação prazerosa aos curiosos que buscam conhecer o mundo, já que muitas são as formações oferecidas aos professores.

Mas será que passamos pela formação e deixamos a formação passar por nós? 

Para estudar mais:

  •  APPLE, Michael W.Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre:Artmed,2006.
  •  FELDMANN, Marina G.(Org).Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade.São Paulo:Editora Senac,2009.
  • WEISZ, Telma;SANCHES,Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.São Paulo: Ática: 2004.

O trabalho Curiosidade: a busca por conhecer o mundo de Débora Martins foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Content actions

Download module as:

Add module to:

My Favorites (?)

'My Favorites' is a special kind of lens which you can use to bookmark modules and collections. 'My Favorites' can only be seen by you, and collections saved in 'My Favorites' can remember the last module you were on. You need an account to use 'My Favorites'.

| A lens I own (?)

Definition of a lens

Lenses

A lens is a custom view of the content in the repository. You can think of it as a fancy kind of list that will let you see content through the eyes of organizations and people you trust.

What is in a lens?

Lens makers point to materials (modules and collections), creating a guide that includes their own comments and descriptive tags about the content.

Who can create a lens?

Any individual member, a community, or a respected organization.

What are tags? tag icon

Tags are descriptors added by lens makers to help label content, attaching a vocabulary that is meaningful in the context of the lens.

| External bookmarks